Você já percebeu como, muitas vezes, escolhemos o momento errado para conversar com a pessoa que amamos? Claro, o que falar e como falar é superimportante, mas o timing também conta muito.
Infelizmente, é comum a gente falar de algo que nos magoou no pior momento possível – quando estamos com raiva! Às vezes, simplesmente soltamos um monte de palavras sem pensar, guiados pelo impulso do momento. E isso nunca termina bem, né? Acabamos dizendo coisas que não queríamos, que ferem ainda mais, e a comunicação se perde.
Quando isso acontece, as chances de piorar a situação são grandes. Por isso, precisamos aprender a ficar em silêncio quando a raiva falar mais alto. E, ao invés de só reagir, que tal orar? Pergunte a Deus qual seria o melhor momento para conversar com seu parceiro(a) e espere esse momento chegar.
Provérbios 15:1 nos lembra: “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira”. Isso é real, né? A raiva só gera mais raiva, e quando a gente grita, a briga só cresce. Não resolve, só piora.
Eclesiastes 3:7 também ensina que há “tempo de calar e tempo de falar”. Então, aprenda a perceber quando é hora de se calar. Se você não sabe como fazer isso, comece orando e pedindo ajuda a Deus. Às vezes, só conversar com Deus já acalma o coração, e você pode perceber que o problema que parecia enorme nem é tão grande assim.
Espere a “poeira” baixar, ore e coverse com Deus sobre a situação e reavalie se uma conversa será necessária para resolver o problema ou se simplesmente você irá oferecer perdão a quem te magoou.
Lembre-se: 1 Pedro 4:8 nos diz que “o amor perdoa muitíssimos pecados”.
Um abraço apertado.
Danielle Luppi Colombari
Instagram: @danielleluppicolombari
Foto: