Uma prática comum no meio cristão é a oração para saber se Deus aprova o início de um relacionamento.
Basicamente, um rapaz e uma moça assumem o compromisso de orar a Deus, pedindo resposta para uma pergunta: “esse relacionamento é da Sua vontade?”.
Há algo que incomoda em relação a muitos relacionamentos que começam dessa forma: eles acabam.
A pergunta é: como algo que Deus aprovou pode acabar? Se deixar Deus de fora depois, acaba mesmo. Mas quem garante que Deus aprovou?
Muitos conhecem alguém especial, logo começam a nutrir um interesse e aí decidem que vão pedir para orar com a pessoa.
Quando a pessoa aceita, a missão é ouvir um “sim” para algo que já está pulsando dentro de si. Ou dos dois.
Como ouvir um “não” quando já há interesse? Como não pensar que o “não” é um engano, quando sentem tanta paz em iniciar o relacionamento?
Uma vez, ouvi que se você tiver paz, é porque Deus está aprovando. Será? Nós também sentimos paz quando a nossa vontade está sendo feita.
Sentir paz não significa que Deus está aprovando. Não basta sentir paz, tem que ser a paz de Deus. A paz de Deus, por exemplo, não deixa espaço para a confusão. 1 Coríntios 14:33a
Às vezes, não estão muito certos de que Deus aprovou, mas estão em paz (pois sua vontade está sendo feita) e com muita vontade de se relacionar. Então, iniciam.
Como já abordei em outros textos, há uma variedade de fatores a se observar antes de iniciar um relacionamento. Propósito, visão de mundo, objetivos, afinidades, família, etc. São muitos os fatores que contribuem para que você faça uma escolha correta.
Se tudo isso foi observado antes, teve mais influência no sucesso do relacionamento do que essa oração “agora vai”, que é feita quando já há o interesse.
Então, não é para orar? Oração não é importante? É para orar, sim. E muito!
Mas é para orar antes.
Ore para Deus te apresentar alguém que corresponda a todos esses fatores. Relacionamento é para visar ao casamento, pessoas bonitas, e casamento é para sempre!
Guardem o coração e orem antes!
Deus vai guiar você a fazer a melhor escolha.
Ore para encontrar, em vez de orar depois que encontrou.
Até o próximo!
Grande abraço!
Graça e a paz!
Cassio Mota Pedroso
Instagram: @cassiomotapedroso
Foto: Pra-chid, iStock.