Dia após dia, lutamos para obter validação pessoal. É daí que vem a pergunta silenciosa: sou bom o suficiente?
O problema com essa indagação é que toda pergunta tem expectativa de resposta, e enquanto estivermos buscando essa resposta seremos reféns da dúvida.
Cada vez que você se expressar, realizar uma atividade, postar aquela foto, gravar um vídeo, escolher uma roupa, mudar o corte do cabelo, der uma festa ou se engajar em alguma causa, você estará indiretamente perguntando :
” Ei! O que vocês acham? Essas coisas são boas o suficiente?, e por meio delas “Eu sou bom o suficiente? Mas quem vai te responder ?
Bom, a resposta tem ficado por conta dos likes ou da ausência deles, dos elogios ou críticas, da voz do povo, dos íntimos e dos desconhecidos.
De alguma maneira todo mundo vai responder a sua pergunta, seja com o silêncio, seja com a fala, seja ignorando seja se importando demais. Mas a voz do povo, não é a voz de Deus.
O medo da crítica tem editado as nossas vidas. Isso acontece quando moldamos o nosso comportamento com a intenção de agradar, se encaixar e ser apreciado.
Eu sei, talvez você esteja pensando: o que tem de tão errado nisso? Não estamos todos buscando ser apreciados?
Sim, mas deveríamos deixar o medo de não agradar ser o nosso guia nessa caminhada? Quantas coisas você já deixou de fazer por isso?
Ansiamos por reconhecimento em tudo que fazemos, mas enquanto a jornada do reconhecimento divino é de liberdade, o caminho para o reconhecimento dos homens é de escravidão.
Passamos a ser um produto que vendemos, presos a necessidade de aceitação, viciados em soluções rápidas, sem tempo para a profundidade que da sentido a vida.
Creio que o sentido da vida é encontrado nos lugares profundos – no coração do Criador, nas palavras verdadeiras e nos relacionamentos sinceros.
Um relacionamento saudável, apesar de seus desafios, é sempre um lugar seguro para que você seja "você".
Não podemos sustentar relacionamentos fingindo ser o que não somos, não faça alianças com a insegurança. Confie no que Deus depositou em sua vida, e se lembre: você não é perfeito, ninguém é, mas você é bom o suficiente para viver o melhor!
De coração pra coração,
@allemonteiro