Você já ouviu falar sobre dependência emocional? Em nossa geração, infelizmente, muitas pessoas se tornaram escravas de suas próprias emoções e dependem de outras para serem felizes e completas.
A dependência emocional não é sobre amor, é sobre ter medo de ser insuficiente para si. Pessoas emocionalmente dependentes tem medo de errar e serem rejeitadas, e temem ficarem sozinhas.
Porém, elas não nascem dependentes, mas as marcas do passado, traumas da infância, decepções e outros fatores as tornam assim. E muitas pessoas nem sabem que são dependentes emocionais, mas alguns comportamentos são característicos, como:
– exigência de atenção,
– Ciúme exagerado,
– Falta de autoestima,
– Incapacidade de se sentir bem sozinho,
– Tendência a dizer sim para tudo, por medo de ser rejeitado,
– Sempre se colocar em segundo plano, porque precisa da outra pessoa por perto,
– Medo obsessivo de perder o amor das pessoas,
– Não consegue fazer planos sem incluir outra pessoa,
Se você se encaixa nesses comportamentos, não é vergonha buscar ajuda, porque suas emoções só podem depender de você mesmo, e acima de tudo, de Deus.
Não viva ciclos de apego de migalhas e mendicância emocional, por isso, fuja de pessoas que colocam sua dependência e completude em você.
Porque por melhores que sejam nossas intenções, nunca vamos conseguir suprir o vazio que existe nas pessoas. Somente Deus!
Karine Irmer
Instagram: @karineirmer
Foto de Lechenie no pixabay