Home Artigos Dependência emocional não é sobre amor

Dependência emocional não é sobre amor

655
0

Você já ouviu falar sobre dependência emocional? Em nossa geração, infelizmente, muitas pessoas se tornaram escravas de suas próprias emoções e dependem de outras para serem felizes e completas. 

A dependência emocional não é sobre amor, é sobre ter medo de ser insuficiente para si. Pessoas emocionalmente dependentes tem medo de errar e serem rejeitadas, e temem ficarem sozinhas. 

Porém, elas não nascem dependentes, mas as marcas do passado, traumas da infância, decepções e outros fatores as tornam assim. E  muitas pessoas nem sabem que são dependentes emocionais, mas alguns comportamentos são característicos, como: 

– exigência de atenção, 
– Ciúme exagerado,
– Falta de autoestima,
– Incapacidade de se sentir bem sozinho,
– Tendência a dizer sim para tudo, por medo de ser rejeitado,
– Sempre se colocar em segundo plano, porque precisa da outra pessoa por perto,
– Medo obsessivo de perder o amor das pessoas, 
– Não consegue fazer planos sem incluir outra pessoa, 

Se você se encaixa nesses comportamentos, não é vergonha buscar ajuda, porque suas emoções só podem depender de você mesmo, e acima de tudo, de Deus. 

Não viva ciclos de apego de migalhas e mendicância emocional, por isso, fuja de pessoas que colocam sua dependência e completude em você. 

Porque por melhores que sejam nossas intenções, nunca vamos conseguir suprir o vazio que existe nas pessoas. Somente Deus!  

Karine Irmer 
Instagram: @karineirmer

Foto de Lechenie no pixabay

COMPARTILHE ESTE ARTIGO: